terça-feira, 11 de março de 2008

3ª Carta - Pressa

Meu irmão na carne e em Deus,



O dono da estalagem guardará esta missiva. Ficará com ela e a obrigação de a entregar quando passar o correio. Hoje ouvi-lhe as primeiras palavras amáveis desde que cheguei. Tossiu para aclarar a voz e disse, vou sentir a tua falta, rapaz, vê se tens cuidado contigo. Deu-me uma amigável e dolorosa pancada no ombro, com a sua mão de gigante, e saiu para os seus afazeres.


Decerto adivinhas a boa nova. Consegui lugar e trabalho numa das caravelas que partem em breve. Desejo que saibas que se chama Santa Bárbara o barco, que tem o nome da nossa santa mãe. E quero que sintas, como eu no meu coração, que é deveras boa esta notícia da minha partida.


Não há tempo para aprender a arte de marinheiro. Por isso embarco como ajudante de 3ª categoria. Levo braços e força para bordo, terão préstimo lavando o chão, descascando batatas e demais coisas que a terra dá e as gentes comem, arrumando e esfregando e lavando e carregando. Agora mesmo tenho de ir, são precisas as minhas costas para transportar mantimentos para dentro dos porões.



Vou então, irmão adorado,

Te guardem os anjos,


Afonso.

Sem comentários: